NOSSA HISTÓRIA

O Início

No início, era Associação, denominada Associação Santo Andreense de Futebol, com a abrangência sobre todo território hoje ocupado pelo grande ABC. Era 1941 quando o futebol da região ganhava em organização e iria viver grandes momentos, revelando muitos jogadores e formando seleções.

20 de Janeiro de 1941:

A Associação Santo Andreense de Futebol, fundada em 20 de janeiro de 1941, por iniciativa de Nicolau Genaro, tinha como idéia congregar todos os clubes do município. A reunião começou às 22h no salão de festa do Primeiro de Maio, na rua Coronel Oliveira Lima, 408, em Santo André.
Os clubes presentes (Primeiro de Maio, Corinthians F.C., Palestra de São Bernardo e E.C. São Bernardo) foram considerados os principais fundadores. Outra decisão foi o Cerâmica F.C. e o São Caetano E.C., se filiarem até 30 de janeiro. Com isso, os dois representantes de São Caetano obteriam a classificação de fundadores.
A ata da fundação da Associação estabelecia também que a entidade seria dirigida provisoriamente até a eleição definitiva da diretoria, por uma comissão executiva, cuja composição seria estabelecida posteriormente. Assinaram a ata: Nicolau Genaro, pelo Primeiro de Maio, Egiminiano Pezzolo, pelo Corinthians F.C., Álvaro da Silva Madeira, pelo Palestra de São Bernardo e Américo Mazza, pelo E.C. São Bernardo.

Associação vira Liga:

Por força do decreto de lei 3.199, de 14 de Abril de 1941, que regulamentou os esportes em geral, a Associação SantoAndeense de Futebol, passou a chamar-se Liga SantoAndreense de Futebol.

Hoje:

A cidade de Santo André tem hoje mais de 700 mil habitantes, sendo que 100 equipes são filiadas a Liga Santoandreense de Futebol. Desses 100 filiados 24 Equipes participam do campeonato da Divisão Especial, 24 Equipes na 1ª Divisão, 24 Equipes na 2ª Divisão e os demais na 3ª Divisão.

Além das categorias de base e outras:
Juniores
Pré Mirim
Mirim
Infantil
Veteranos
Veteraníssimo
Star

O Futebol amador leva uma média de 5.000 torcedores a beira dos campos no total de 7.000 pessoas envolvidas entre torcedores, ambulantes e organizadores. As categorias de base tem mais de 1000 inscritos.
E as demais categorias mais de 3.000 atletas, todos esses devidamente cadastrados na Liga, UniLigas e Federação Paulista de Futebol.